Vereadores relatam várias conquistas para Nova Resende

Em 11/12/2014 - Vereadores relatam várias conquistas para Nova Resende

RECURSOS DE R$ 300 MIL - A vereadora Lena da Petúnia (PT) questionou a respeito de emenda do deputado federal Geraldo Thadeu (PSD) no valor de R$ 300 mil. Lembrou que esteve pessoalmente no gabinete do deputado federal Odair Cunha (PT) quando foi informada por assessores do parlamentar de que recursos federais são viabilizados através do prefeito. Em seguida, esteve no gabinete do deputado Geraldo Thadeu (apresentou fotografia junto com o parlamentar de fevereiro de 2013) quando foi muito bem recebida e também foi informada no mesmo sentido. Retornando ao município, manteve contato com o prefeito, sendo que este esteve no gabinete do deputado Geraldo Thadeu no dia 13 de novembro de 2013, quando reivindicou recursos no valor de R$ 500 mil para o município. Assim, pediu esclarecimentos sobre a origem dos recursos destinados de R$ 300 mil, sobre sua aplicação ou não na reforma do hospital. Também se o recurso para o rolo compactador seria através do deputado Odair Cunha.

O vereador Silvar Viana (PSC) considerou o impasse bastante difícil, afirmando que existem recursos de R$ 900 mil para prestar contas. Ou seja, R$ 300 mil através do seu grupo político (Silvar, Mariana e Marciel), R$ 300 mil através do prefeito Celson e R$ 300 mil através da vereadora Lena. Considerou o que chamou de “história do recurso do Geraldo Thadeu”, muito mal contado. Entende que é preciso ser mais realista, pois mentira tem “perna curta”. Por fim, também defendeu que a situação seja esclarecida.

A vereadora Joconda (PT) informou que a emenda no valor de R$ 300 mil já foi empenhada em duas notas de empenho, sendo uma no valor de R$ 200 mil e outra de R$ 100 mil. Em seguida, fez a leitura de ofício enviado pelo deputado federal Geraldo Thadeu comunicando o empenho da proposta nº. 52495/2014, 91199714002, na ordem de R$ 300 mil destinados para a reforma do Hospital Municipal Santa Rita, conforme notas de empenho publicadas em 19 de novembro de 2014. Trata-se de recurso alocado ao orçamento geral da União de 2014, através do Ministério da Saúde, para apoio e estruturação de unidades de Atenção Especializada em Saúde. Isto através de emendas parlamentares de Geraldo Thadeu.

A vereadora Mariana Bueno (PSC) acrescentou que também recebeu a mesma numeração das notas de empenho no dia 22 de novembro. “Estes R$ 300 mil são referente ao pedido meu, do Marciel e Silvar”, garantiu. revelou que no dia 06 de dezembro de 2013, participou de um jantar no salão de eventos do Jorge Sete Estrelas, com a presença do deputado Geraldo Thadeu. Na ocasião, o deputado deixou bem claro que o recurso de R$ 300 mil solicitado pelos três vereadores seria empenhado neste ano de 2014. Além disso, no programa de governo do deputado foi incluído o valor de R$ 300 mil empenhado para a reforma do hospital.

FESTA DAS CRIANÇAS - Lena da Petúnia (PT) ainda destacou a realização da festa de final de ano das crianças da Petúnia, contando com a ajuda da comunidade e igreja. A presença de um mágico deixou as crianças encantadas. Contou ainda com a parceria da associação com os “saquinhos de surpresa”, sendo que a vereadora e o padre pagaram o mágico, além da prefeitura que promoveu uma rua de lazer.

NOVAS CONQUISTAS - A vereadora Joconda (PT) comunicou Portaria nº. 2.666, de 04 de dezembro de 2014, autorizando o repasse de incentivo financeiro do Programa Nacional de Melhoria de Acesso à Qualidade de Atenção Básica das equipes do PSF – Programa Saúde da Família, cadastradas e avaliadas no ano de 2013. Segundo ela, foram cadastradas as equipes da Petúnia, Rio Claro, Lavapés e NASF. Vários itens foram avaliados com estruturação, planejamento de ações, equipamentos, satisfação e mecanismo de participação dos usuários. Assim, Nova Resende ficou acima da média nos serviços prestados pelos PSFs, recebendo um incentivo no valor de R$ 5.100,00 mensalmente por equipe como bonificação. A vereadora parabenizou as equipes do Programa Saúde da Família, sob a coordenação do profissional Anderson, pelo bom funcionamento. Principalmente, sempre buscando melhoria na qualidade dos PSFS, possibilitando investimentos em prol da comunidade novaresendense.

Joconda ainda comentou sobre o Leito de Saúde Mental, explicando que para a criação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no município o hospital local deve contar com leito especializado para atendimento. O paciente passa o dia no CAPS, mas em caso de emergência este deve ser atendido no leito do hospital. Explicou que a solicitação de um Leito de Saúde Mental no hospital foi analisada e aprovada pela área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde. Assim, a proposta feita pelo município está de acordo com as normas e os recursos de implantação serão depositados no Fundo Municipal de Saúde para que a implantação possa ter sequência. A primeira parcela, no valor de R$ 6 mil, já foi depositada. No total anual, será destinado o valor de R$ 60 mil, possibilitando o investimento no quarto para a saúde mental.

DEPUTADO LUIS TIBÉ - O presidente Robertinho da Serra (PT do B) manifestou agradecimento ao deputado federal Luis Tibé (PT do B) informando Portaria nº. 2.619, em 26 de novembro de 2014. Com isso, o município está habilitado para receber recursos de reforma no Programa Requalificação das Unidades Básicas de Saúde. Segundo o presidente, o recurso no valor de R$ 101.232,60 atenderá ao PSF do Distrito de Petúnia. Robertinho agradeceu o apoio que o deputado vem dando ao município de Nova Resende.

OUTUBRO ROSA - Foi aprovado por unanimidade, importante projeto de autoria da vereadora Joconda (PT) tornando lei a comemoração do Outubro Rosa no município de Nova Resende. O movimento se refere a uma campanha de prevenção ao câncer de mama. A vereadora explicou que o câncer de mama tem cura quando diagnosticado no seu início. Portanto, a campanha é de extrema importância.