Tumulto em reunião do Legislativo de Nova Resende

Em 13/07/2018 - Tumulto em reunião do Legislativo de Nova Resende

A reunião do Legislativo de Nova Resende, no dia 09 de julho, novamente foi marcada por manifestação popular. O publicou voltou a lotar o auditório aguardando a análise e votação de projeto de iniciativa popular apresentando na última semana e que visa reduzir os subsídios os vereadores para o mesmo valor do salário mínimo nacional.

Os trabalhos foram iniciados com o assessor jurídico Dr. Paulo Ricardo Bonfim informando que o projeto de Lei de iniciativa popular seria entregue para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, para emissão do parecer. Isto ocorrendo e havendo um parecer pela legalidade, o projeto seria empenhado para análise e votação pelo plenário.

Em seguida, o presidente Zezé Cruz passou para o grande expediente e concedendo a palavra ao vereador João Lourenço da Silva. Este cumprimentou a todos e agradeceu presença dos munícipes, desejando boas vindas e considerando que “a casa é do povo”. Assim, declarou ser uma honra ver a Casa cheia, desejando que todos compareçam mais vezes para acompanhar o andamento dos trabalhos e projetos que são votados.

Durante o pronunciamento do vereador João Lourenço da Silva, parte do público passou a pedir a votação do projeto de iniciativa popular naquela sessão. O barulho foi intenso, inclusive com fogos de artifício do lado de fora do prédio da Câmara. O presidente Zezé Cruz chegou a suspender a reunião. Como as manifestações não pararam, o presidente decidiu encerrar a reunião.

A situação se agravou ainda mais. O público permaneceu no auditório proferindo palavras de ordem. Os vereadores deixaram o plenário e foram acompanhados pelas pessoas que continuaram protestando. O clima ficou bastante tenso. A reportagem permaneceu no local após o encerramento da reunião por mais 40 minutos, aproximadamente, não registrando qualquer tipo de agressão física.