Reunião em 02 de abril

Em 07/04/2018 - Reunião em 02 de abril

A reunião do Legislativo de Nova Resende no dia 02 de abril foi marcada por convocação de secretário e defesa dos motoristas do município.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) solicitou que seja executado o cascalhamento e alargamento nas estradas do bairro Córrego Santo Antônio, como também a recuperação de ponte na estrada de acesso ao bairro Rio Claro. Ele contou que esteve visitando várias casas no bairro Santo Antônio, verificando a situação precária das estradas, principalmente prejudicando as linhas de ônibus. Segundo ele, algumas crateras no meio da estradas podem até mesmo causar acidentes. Assim, reivindicou os devidos reparos nas estradas, que não passam por melhorias há meses. No setor urbano, reivindicou a execução do serviço de limpeza e reparos na Estação de Tratamento de Esgoto no loteamento Bachião D’Olivo, no bairro Lavapés.

O vereador João Lourenço da Silva (PT) argumentou ser conhecedor do empenho no tocante ao recolhimento e destinação do lixo no município que está em fase de elaboração de projeto de recuperação de resíduos. Porém, entende que da forma como está sendo feito, o recolhimento do lixo atualmente está precário, posto que os funcionários estão deixando muito lixo sem recolher. Fato este que chegou ao seu conhecimento pessoalmente, como também através de mídias sociais. Assim sendo, solicitou que seja promovida uma reunião com o setor responsável para que sejam estabelecidos critérios mais satisfatórios no recolhimento do lixo.

CONVOCAÇÃO DE SECRETÁRIO

Foi aprovado por unanimidade, requerimento apresentado pelo vereador Lucimar Madeira (PSC) solicitando a convocação do Secretário Municipal de Saúde, Anderson César da Costa, para que o mesmo preste esclarecimentos sobre o emprego dos veículos do PSF, especificamente sobre questões referentes a motoristas do referido setor. Justificou que o requerimento se fez necessário para que sejam esclarecidos procedimentos do setor face a várias indagações dos munícipes, informando ainda que referido comparecimento deverá ocorrer na próxima sessão ordinária.

CAMPEONATO RURAL

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) convidou a todos para a abertura de mais um campeonato rural no bairro Santo Antônio, próximo dia 08. Relatou que, juntamente com o colega vereador José Pedro da Silva (PSDB), montou um time de futebol e participou de uma partida no último sábado. Agradecendo o colega, anunciou que estará junto na Petúnia para o próximo jogo.

EM DEFESA DOS MOTORISTAS

O vereador Lucimar Madeira (PSC) relatou que nos últimos meses foi procurado por vários motoristas, especialmente da área de saúde, pedindo apoio para que sejam atendidos com uma melhor remuneração em seus salários de carteira. Concordam que o salário atual é bom, mas reclamam que são registrados apenas com um salário, que é complementado com quinquênios e horas extras. Assim, solicitam um aumento no registro de carteira. A situação é difícil, pois com o afastamento, férias ou aposentadoria, recebem apenas um salário mínimo. Lucimar reconheceu as dificuldades de melhorias neste ano, mas pediu o apoio dos colegas vereadores para um entendimento com o Executivo para melhorias no orçamento do próximo ano.

O vereador João Lourenço da Silva (PT), motorista do município há muitos anos, concordou com o colega Lucimar. Confirmou as dificuldades enfrentadas, defendendo que o benefício é mais que merecido para a categoria.

POLO DA SAÚDE

O vereador João Lourenço da Silva (PT) ainda relatou que na manhã da segunda-feira, 02/04, esteve com o deputado estadual Emidinho Madeira e prefeito Celson, além do diretor do hospital, Marcos, visitando as obras no polo da saúde. Informou que acontecerá uma reunião em Belo Horizonte na busca de recursos para a conclusão das obras.

CRÉDITO ESPECIAL

Foi aprovado por 7 votos favoráveis e 1 contrário, o projeto de Lei 010/2018 autorizando o Executivo a abrir crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 32.155,83. O vereador Lucimar Madeira (PSC) comentou que o projeto visa a manutenção do serviço de vigilância sanitária e epidemiologia, manifestando seu posicionamento favorável.