Câmara municipal de Nova Resende MG A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Reunião do Legislativo de Nova Resende no dia 13 de maio


Em 15/05/2019 - Reunião do Legislativo de Nova Resende no dia 13 de maio

Confira os principais assuntos debatidos na reunião do Legislativo de Nova Resende no dia 13 de maio.

Destaque para a participação de vereadores em importante reunião da Frente Parlamentar do Café, na capital federal.

OFÍCIOS

O vereador José Rovilson de Oliveira apresentou indicação ao Executivo dispondo sobre reforma na Escola Municipal Maria José de Godoy, no Distrito de Petúnia.

Os vereadores Alex de Godoi Saborito e João Lourenço da Silva encaminharam oficio ao deputado federal Pinheirinho solicitando um automóvel para a área da saúde, se possível uma Vam. E também recursos para a infraestrutura da cidade.

EM DEFESA DA CAFEICULTURA

O vereador José Rovilson de Oliveira comentou que esteve em Brasília/DF participando de reunião da Frente Parlamentar do Café, sendo que o deputado federal Emidinho Madeira é presidente da referida frente. Também participaram representantes de vários estados, o presidente da Cooxupé e de outras cooperativas, entidades representativas do setor e cafeicultores. O debate ocorreu em torno da atual conjuntura da cafeicultura frente aos desafios do mercado. As discussões foi elaborada um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, com a presença do Senador Rodrigo Pacheco e as entidades representantes do setor e cafeicultores. A reunião teve início às nove horas da manhã e terminou as nove horas da noite, sendo de grande valia para que o governo tenha conhecimento do esforço e da luta dos cafeicultores e que seja avaliado um bom preço para o café. José Rovilson também comentou sobre sua indicação solicitando reforma na Escola Municipal Maria José de Godoy, no Distrito de Petúnia, uma vez que precisa dessa reforma que há tempos não é executada.  Finalizando, o vereador agradeceu o prefeito José Roberto, toda equipe de governo e também todos os vereadores pela administração sempre pensando no bem estar de toda população.

O vereador João Lourenço da Silva cumprimentou os vereadores e todos presentes, em especial seu irmão Altino que foi essencial na sua campanha política, bem como todos da sua família. Também comentou que participou da reunião da Frente Parlamentar do Café com objetivo de realizar o debate entre os parlamentares da Frente, Ministério da Agricultura, CONAB, entidades representantes do setor e cafeicultores, sobre a atual conjuntura da cafeicultura frente aos desafios do mercado. Relatou que a reunião foi ministrada pelo deputado Emidinho Madeira que está à frente dessa comissão em busca de melhoria para o café. O vereador considerou de grande valia ter participado dessa reunião que contou com representantes de vários estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, entre outros. João Lourenço ainda comentou que através do ex-deputado federal Renato Andrade, juntamente com o vereador Alex Saborito, foi solicitado recurso para a compra de um trator que muita servirá para administração. Informou que o recurso foi destinado e já adquirido esse trator que será para contribuir ainda mais nos serviços da administração.

O vereador Alex de Godoi Saborito também comentou sobre recurso que foi destinado através do ex-deputado federal Renato Andrade, onde foi feito pedido dele juntamente com o vereador João Lourenço para a compra de um trator. O equipamento já foi comprado e será destinado para a Associação do Bairro Sampaio que servirá muito para o transporte do café, principalmente nessa época da colheita. Finalizando, parabenizou o deputado Emidinho Madeira por estar à frente parlamentar do Café, sendo que os agricultores e cafeicultores precisam ser reconhecidos e ter um preço justo para a saca de café.

O presidente Robertinho da Serra parabenizou a iniciativa do deputado Emidinho Madeira por defender todos, sendo que o mesmo se preocupa com todas as áreas sempre lutando em busca de melhoria para o povo.  Robertinho também comentou que foi instalada a torre celular no Bairro Serra e o sinal está pegando nos bairros Divisa, Serra II e mandioca, sendo um sonho desses moradores.

APROVADOS

Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei 018/2019 “instituindo gratificação de incentivo aos servidores enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e coordenador da Atenção Primária, lotados no ESF – Programa Estratégia Saúde da Família, junto à Secretaria Municipal de Saúde do PMAQ/AB – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”. O vereador Lucimar Madeira manifestou seu posicionamento favorável à gratificação por ser recurso destinado através do governo federal. O vereador José Rovilson também revelou sua posição favorável ao projeto por achar justo pelos servidores que trabalham nos PSFs, onde prestam excelente serviços com muito amor às pessoas que deslocam todos os dias na sede dos PSFs.  A vereadora Cleide manifestou ser favorável também ao projeto por ser muito justo pelos serviços prestados pelas equipes de cada PSFs, pelo carinho que atende a população. O vereador João Lourenço também manifestou ser favorável ao projeto, afirmando que sempre defende todos os setores como a área da saúde que é prioritária e os servidores se dedicam com amor na profissão. O presidente Robertinho parabenizou todos os servidores da saúde pelo carinho e dedicação com todos em momentos difíceis.

Foi aprovado em primeiro turno o projeto de Lei 019/2019 dispondo sobre o “Programa de Recuperação de Créditos Fiscais – REFIS”. O vereador Lucimar Madeira argumentou que o projeto é para as pessoas que tem dívidas com o município possam negociar suas dívidas pagando a vista e contando com um desconto, assim facilitará muito. O projeto foi aprovado contando com sete votos favoráveis e um voto contra do vereador José Pedro da Silva. O assessor jurídico da Câmara, Dr. Sebastião Marques dos Santos, esclareceu que o P.L.019/2019 será feito uma correção o qual não é projeto de Lei Ordinária, sendo projeto de lei Complementar.

Foi aprovado por unamidade, o projeto de Lei 021/2019 “autorizando o Executivo a abrir crédito especial no orçamento nos termos do Artigo 40 e seguintes da Lei 4.320/64”.

(Fonte: Ata Oficial do Legislativo)