Resumo reunião em 27 de agosto

Em 31/08/2018 - Resumo reunião em 27 de agosto

A reunião do Legislativo de Nova Resende no dia 27 de agosto foi marcada por elogios ao ex-vereador João Cirineu, idealizados e grande líder da festa do folclore em Nova Resende. Destaque ainda para resposta da Copasa e projeto aprovado.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO
O vereador Alex de Godoi Saborito apresentou indicação dispondo sobre a operação tapa-buraco, bem como limpeza diária nas ruas dos bairros Vila Lopes e Vila Martins. Solicitou que o prefeito determine ao setor de obras para que tome as devidas providências urgentes.
O vereador João Lourenço da Silva apresentou indicação dispondo sobre a limpeza e, consequentemente, o manilhamento do Rio São João, na extensão do perímetro urbano, em especial próximo à Rua Júlio Ferreira Cardoso, próximo ao número 226, local conhecido como fonte da Paulina.

RESPOSTA DA COPASA
O presidente da Câmara, vereador José Rovilson de Oliveira (“Zezé Cruz”) havia encaminhado ofício à Copasa solicitando empenho junto ao sistema de abastecimento de água do município. Em resposta através de ofício, o Diretor de Operação Sul da Copasa, em Belo Horizonte, Frederico Delfino, informou que o projeto de ampliação do Sistema de abastecimento de agua foi enquadrado na pré-seleção de recursos pelo Ministério das cidades no programa Avançar Cidades 2017/2018. Assim, esclareceu que tal recurso possibilitará o aumento da produção e da capacidade de tratamento e implantação de novos reservatórios, bem como reforço de redes de distribuição no município de Nova Resende. Ainda garantiu que está acompanhando as fases e após publicação da fase final, a Copasa procederá com o processo licitatório para a contratação e início imediato das obras.

LAR SÃO VICENTE E FOLCLORE
O vereador Lucimar Madeira parabenizou o Presidente do Lar São Vicente de Paulo (Sr. Miguel), bem como todos os membros da diretoria e todos os organizadores da grande festa realizada e pelo trabalho que vem realizando aos internos com o apoio da população. Também aproveitou para tecer votos de parabenização ao Sr. João Cirineu por estar à frente da festa do Folclore da cidade há vários anos. Comentou que foi realizada a festa do Folclore nos dois finais de semana, evento que contou com a presença de vários grupos de toda região com belíssimas apresentações e com um grande público prestigiando o evento. Lucimar argumentou que o folclore resgata as origens.

USINA: CARTÃO POSTAL DA CIDADE
O vereador Célio Ruela da Silva participou que há tempos vem sendo cobrado para resgatar o local turístico da cidade (a Usina), onde estão realizando as obras, resgatando o lago e, o mais importantes, as arvores. Com isso, dando nova vida no local, pois a Usina tem pra ser o melhor ponto turístico da região para ser apreciada não somente pela população local, mas por pessoas de toda região, tornando um dos principais cartões postais de Nova Resende. Também endossou as palavras do vereador Lucimar Madeira, parabenizando o Sr. João Cirineu pela festa do Folclore que foi um sucesso.

Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei 033/2018 autorizando o Executivo Municipal a abrir crédito especial no orçamento vigente nos termos do Art. 40 e seguintes da Lei 4.320/64. O vereador Lucimar Madeira argumentou que a abertura do crédito visa pagar os proprietários que não concordaram que a prefeitura realizasse o alargamento da estrada vicinal, sendo direito dos mesmos.  Contou que esteve visitando a estrada, que ficou muito boa e servirá para um grande fluxo de veículos.