Nova Resende terá orçamento superior a R$ 43 milhões em 2018

Em 17/10/2017 - Nova Resende terá orçamento superior a R$ 43 milhões em 2018

A reunião do Legislativo de Nova Resende ocorrida na última segunda-feira, 16 de outubro, foi marcada pelo debate e aprovação de projetos orçamentários.

ANDES E ASPAS

Através de requerimento, o vereador Lucimar Madeira (PSC) pediu o encaminhamento ao presidente da ANDES - Agência Novaresendense de Desenvolvimento Sustentável, solicitação de informações sobre o número de funcionários contratados (se possuir) e valores dos salários pagos aos funcionários individualmente a partir de janeiro de 2017 até a presente data. Também solicitou encaminhamento de solicitação no mesmo sentido ao presidente da ASPAS - Associação Solidária Pró-Saúde. O encaminhamento dos dois requerimentos foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

CÓRREGO SÃO JOÃO

Através de indicação ao Executivo, o vereador Lucimar Madeira (PSC) solicitou que sejam executados reparos no leito do Córrego São João, especificamente no perímetro urbano, no cruzamento da Rua Silvestre Batista Martins. Através de fotos anexadas à indicação, o vereador mostrou que em decorrência da chuva o terreno está assoreando. Também há risco à saúde da população devido à infestação de insetos e animais peçonhentos.

Lucimar ainda relatou que pretender participação de uma campanha de doação de sangue para o hospital da cidade de Passos, juntamente com outras quinze pessoas. A saída estava marcada para as 6 horas na segunda-feira (16/10), mas todos aguardaram até as 7:30 horas sem contar com o veículo que faria o transporte. O responsável buscou informações, tomando conhecimento que a doação foi desmarcada na sexta-feira, sem que fosse comunicado. O vereador lamentou o transtorno aos doadores, inclusive perdendo dia de trabalho, justamente por falta de comunicação. Pediu que este fato não se repita, pois acaba prejudicando as pessoas.

COPASA E FUMACÊ

Através de indicação ao Executivo, o vereador Alex de Godoi Saborito (PP) reivindicou a execução do serviço de limpeza nas estações de tratamento de esgoto que captam a rede do município, em especial no bairro Lavapés. Ou que a Copasa seja compelida a tomar esta providência, pois a empresa é concessionária do serviço, que já vem cobrando e o não executando. Ainda objetivando a saúde pública da população, o vereador solicitou empenho para aplicação através do veículo “fumacê”, afim de combater a infestação de pernilongos e outros insetos que assolam o município.

Alex Saborito relatou que manteve contato com a assessoria do deputado federal Renato Andrade, sendo que o assessor Leandro estaria em Nova Resende nesta semana para tratar da liberação de recursos. Assim, o vereador agradeceu o deputado Renato Andrade pela confiança e competência.

AGRADECIMENTOS

O vereador José Pedro da Silva (PSDB) agradeceu o deputado estadual Antônio Carlos Arantes pelo agendamento de exames de alto custo em Belo Horizonte, beneficiando duas pessoas de Nova Resende. Também agradeceu o prefeito Celson e vice José Roberto que forneceu o transporte, inclusive para a cidade de Alfenas.

ORÇAMENTO DO LEGISLATIVO

Foi aprovado em turno único, por unanimidade, o projeto de Resolução 001/2017 referendando a despesa para o orçamento do exercício de 2018 da Câmara Municipal de Nova Resende no valor de R$ 1.725.000,00. Lucimar Madeira comentou que neste ano já foi devolvido ao Executivo o valor de R$ 280 mil no primeiro semestre, sendo que nova devolução vai ocorrer no final do ano. Portanto, a Câmara não gasta todo o recurso, possibilitando investimentos por parte do Executivo.

PLANO PLURIANUAL

Foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, projeto de Lei 053/2017 dispondo sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021. O vereador Lucimar Madeira relatou que estudou o projeto e analisou que, se fosse o prefeito, faria alguma mudança. Mas, mesmo sendo da oposição, se colocou favorável ao projeto porque o atual prefeito fez o seu planejamento e plano de governo. “Mesmo que eu não concorde com alguma coisinha aqui, não vou ser contra. Deixa ele (prefeito) fazer o seu trabalho e seguir suas metas”, disse. O vereador Alex Saborito defendeu a aprovação do projeto, destacando a necessidade de continuidade do plano de governo do atual prefeito. “É muito importante a Câmara seguir unida e acreditar que neste momento de crise podemos dar algo mais em prol da população”, falou. Finalizou observando economia nos valores, mesmo defendendo as metas e prioridades.

LIMITE DE 20%

Foi aprovada por unanimidade, em turno único, proposta de emenda modificativa ao projeto de Lei 054/2017 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2018. A emenda autoriza os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo a abrirem créditos adicionais suplementares dos respectivos orçamentos até o limite de 20%.

MAIS DE R$ 43 MILHÕES

Foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, projeto de Lei 054/2017 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2018 no valor de R$ 43.625.270,00. Lucimar Madeira elogiou o equilíbrio entre receitas e despesas. Mesmo favorável, defendeu maior investimento no esporte e associações.

LDO

Foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, projeto de Lei 055/2017 dispondo sobre as Diretrizes para a Elaboração da Proposta Orçamentária para o exercício de 2018.

ABERTURA DE CRÉDITO

Foi aprovador por unanimidade, em dois turnos, projeto de Lei 063/2017 autorizando o Executivo a abrir crédito suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 53.947,79.