Câmara municipal de Nova Resende MG A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Direto do Legislativo - 12 de Março


Em 13/03/2018 - Direto do Legislativo - 12 de Março

Confira os destaques a reunião do dia 12 de março.

 

SOLICITAÇÕES AO EXECUTIVO

O vereador Lucimar Madeira (PSC) apresentou as seguintes indicações: 1) providências de tombamento da casa localizada na Praça Santa Rita, conhecida como “Casa do Senhor Rosendo”; 2) reparos nas estradas do bairro rural Amaros em toda sua extensão; 3) revisão do Anexo I da Lei complementar 11/2017, que dispõe sobre as alíquotas para cobranças de taxas de licenças; 4) contratação de um médico para dar atendimento no PSF André Madeira, localizado no bairro rural Serra.

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) solicitou a realização de limpeza nos bueiros das vias públicas da cidade, bem como seja executada a reforma das tampas das galerias sob vias.

 

FALTA DE ÁGUA

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) agradeceu o prefeito e o Secretário Municipal de Esportes pelo trabalho realizado, bem como o Interfest que terá início neste final de semana, sendo que foi realizado sorteio dos times participantes. O vereador também solicitou providências junto aos órgãos competentes para que sejam tomadas providências urgentes quanto a falta de água constantes, revelando que o povo já está cansado com este descaso. Relatou que no final de semana faltou água em vários locais da cidade, causando transtornos. Assim, solicitou que o problema seja solucionado com urgência, uma vez que o município tem água suficiente para abastecer a cidade.

 

DEPUTADO ARANTES

O vereador José Pedro da Silva (PSDB) agradeceu os assessores do deputado estadual Antônio Carlos Arantes por mais uma vez conseguir exames para pessoas do município.

 

SERVIDORES E ESPORTES

O vereador Lucimar Madeira (PSC) comentou sobre suas indicações que visam atender inúmeros pedidos da população, esperando que sejam atendidos. Também agradeceu o Presidente da Câmara e todos envolvidos na realização de reparo e cascalhamento das estradas do bairro Divisa. Parabenizou o Sr. Roberto Guelere que pela quarta vez foi eleito Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, sendo que foi eleito com 63/% dos votos. Desejou que o mesmo continue realizando um ótimo trabalho voltado a todos servidores. Em nome da vereadora Cleide, Lucimar Madeira parabenizou todas as mulheres pelo seu dia, desejando que Deus abençoe infinitamente. Por fim, Lucimar comentou que em parceria com o Presidente da Esportiva de Nova Resende, na pessoa do Presidente Wilson, será formada uma escolinha para treinar os meninos amantes do esporte, sendo uma escolinha particular, através do Prof. Chiquinho que teve vários jogadores no Atlético, Cruzeiro e outros clubes conhecidos nacionalmente. Solicitou empenho junto a Prefeitura para ver a possibilidade de colocar crianças carentes neste projeto. Também comentou sobre a abertura do Interfest, onde o Tamirinho vem realizando um ótimo trabalho, que juntos podem realizar um ótimo projeto voltado para o esporte.

 

ESTRADAS

O vereador Roberto Gabriel Barbosa (PT do B – “Robertinho da Serra”) parabenizou o Prefeito Celson, juntamente com a Secretaria de Ação Social, pela homenagem prestada a várias mulheres, representando as mulheres do município, todas guerreiras, desejando que Deus abençoe com chuvas de benção. Agradeceu o Secretário de Estradas e Rodagem e todos os servidores que juntos realizaram o reparo e cascalhamento dos bairros Serra, Mandioca, Divisa, Ibituruna, Grama e outros. Argumentou que devido à chuva os serviços não rendem, mas que vem realizando e logo será feito o reparo e cascalhamento das estradas dos bairros do município.

 

MULHERES

A vereadora Cleide Imaculada de Oliveira Coelho (PT – “Cleide do PSF) parabenizou todas as mulheres, em especial sua mãe, bem como as mulheres que receberam a homenagem, inclusive a nobre vereadora foi homenageada representando todas as mulheres trabalhadoras e guerreiras. Desejou que Deus possa iluminar e trilhar os caminhos sempre protegendo.

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

O presidente José Rovilson de Oliveira (PSB - “Zezé Cruz”) comentou sobre os serviços de reparo e cascalhamento das estradas vicinais do município, argumentando que devido à chuva e sua extensão, não foi possível atender todas as demandas. Mas ressaltou que logo serão executados todos os serviços de estradas e rodagem. Também agradeceu todas as pessoas que doaram o cascalho para ser colocado nas estradas. Parabenizou todas as mulheres pelo seu dia e todas que foram homenageadas, justificando que não esteve presente porque estava na comemoração de aniversário do Padre Heraldo. Aproveitou para convidar a todos para participarem de uma palestra de motivação que será ministrada pelo Padre Cristian, da cidade de Divinópolis. O presidente ainda agradeceu pela reforma que está em andamento da Praça Santo Expedito do Distrito de Petúnia e a reforma da quadra poliesportiva.  

 

PROJETOS

Foi colocado em primeira votação, o projeto de Lei 009/2018 pedindo autorização para o Executivo abrir crédito suplementar no orçamento vigente nos termos do Artigo 40 e seguintes da Lei 4.320/64. O vereador Alex Saborito argumentou que o projeto visa a aquisição de uma ambulância, sendo recurso destinado através do deputado federal Renato Andrade. Ele agradeceu o prefeito que também assinou o ofício e os servidores da Câmara que o acompanharam em Brasília/DF para conseguir este recurso.  O projeto foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, foi colocado em discussão o projeto de Lei Complementar 001/2018 dispondo sobre alteração na Lei Complementar 001, de 2013 que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Nova Resende. O vereador Lucimar Madeira argumentou que o projeto visa a regularização de contratação de assessor jurídico do IPREVIM/NR, que já tem assessor jurídico. Ele solicitou prazo para que pudesse analisar mais o referido projeto. O presidente consultou o plenário se estavam de acordo com o prazo solicitado pelo vereador. Foram 06 votos para que o projeto fosse colocado em deliberação e votação, não acatando o pedido de prazo. Foram favoráveis ao prazo solicitado apenas os vereadores Lucimar Madeira e José Pedro da Silva. O vereador João Lourenço da Silva revelou seu posicionamento favorável ao projeto porque a nomeação cabe exclusivamente ao Presidente. Pois quem vai assumir a Presidência do Instituto é o Pedrinho, sendo um trabalho de muita responsabilidade, porque este dinheiro é dos servidores, para aposentar ou afastamento por motivos de saúde. O vereador Alex Saborito também se manifestou favorável ao projeto pois confia na administração do Pedrinho e cabe ao Presidente escolher sua assessoria. O vereador Lucimar argumentou que independente do Pedrinho assumir a Presidência é que já tem Assessor Jurídico contratado, todos competentes por isso que o Instituto está hoje bem. Pois gostaria que este projeto fosse analisado antes de votar. Tendo o vereador Robertinho argumentado ser favorável ao projeto devido que já foi aprovado o projeto de lei complementar que cabe ao Prefeito escolher o Presidente do Instituto, onde não acataram em seguir a lei entraram na justiça e perderam, pois quem vai assumir é o Pedrinho cabendo a ele também escolher sua assessoria. Tendo os vereadores Alex e João Lourenço também argumentado serem favoráveis ao projeto, mas em seus comentários não mencionaram que eram irresponsáveis e nem incompetentes, pois gostam do Assessor Jurídico, sabem de sua competência, não tendo nada contra. Colocado em votação, o projeto foi aprovado com 06 votos e 02 contrários (estes dos vereadores Lucimar e José Pedro).

(Fonte: Ata Oficial do Legislativo)