Câmara em destaque, Reunião em 02/03/2020

Câmara de Nova Resende em destaque

Principais assuntos debatidos na reunião ordinária do dia 02 de março

CÁSSIO SOARES

O vereador Alex de Godoi Saborito solicitou o envio de ofício ao deputado estadual Cássio Soares reivindicando recursos para a compra de veículos para atender a área da saúde, mais precisamente para o Transporte Fora do Município (TFM) que por vários anos transporta cerca de 170 pacientes que fazem tratamento em outras cidades conveniadas com o município.

COPASA ESCLARECEU

Foi feita a leitura de requerimento enviado através da Copasa de Nova Resende pelo Senhor Mauricio Manoel da Silva o qual solicita o empréstimo do plenário para uma reunião realizada no dia 03/03 para informar as principais lideranças locais, o trabalho que será realizado, os benefícios e possíveis transtornos gerados.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O vereador Lucimar Madeira requereu a realização de audiência pública para tratar de assuntos sobre a remuneração dos vereadores, prefeito e vice-prefeito para a próxima legislatura, visto que esse ano vai fixar para a próxima legislatura, sendo que essa audiência será realizada no dia 16 de março do corrente ano, às 19:30 horas no plenário da Câmara Municipal. O vereador Lucimar justificou estar sendo muito questionado sobre o salário dos vereadores.

CORRIDA DE RUA

O vereador Lucimar Madeira parabenizou os organizadores da Corrida de Rua realizada no último domingo na cidade, alcançando pleno sucesso e contou com a participação dos atletas locais e municípios vizinhos, sendo um incentivo de grande valia ao município e agradeceu o apoio total da administração. Lucimar também agradeceu a administração por conseguir adquirir através de recursos próprios uma máquina tipo reta escavadeira que muito vai contribuir nos serviços de estradas e rodagem do município isso mostra o empenho e dedicação com a população.

MAIS DE R$ 1 MILHÃO

O vereador José Rovilson de Oliveira agradeceu a Deus pela dadiva e graça de participar do Carnaval com Cristo no Distrito de Petúnia, sendo mais um ano de benção e gloria cheio do amor de Deus. E também aproveitou para agradecer o deputado federal Emidinho Madeira pelo desempenho na luta para a cidade e região. Relatou que o parlamentar destinou para Nova Resende o valor de R$ 1.250.000,00 para aquisição de equipamentos e aparelhos para o Hospital Santa  Rita. O dinheiro já está liberado para comprar esses aparelhos que irão proporcionar melhor atendimento aos pacientes.

UMA NOVA VAN

O vereador João Lourenço da Silva agradeceu o deputado estadual Ulisses Gomes pela destinação de uma Van para o transporte de pacientes fora do município. Relatou que já foi realizada a licitação e que o deputado reconheceu seus votos obtidos no município. O vereador também agradeceu o deputado Emidinho Madeira pela destinação de R$ 1.250.000,00 para aquisição de aparelhos e equipamentos para o Hospital Santa Rita, visto que esse recurso está liberado, onde precisa na lavanderia, laboratório e em outros locais para melhor atendimento aos pacientes. Por fim, João Lourenço parabenizou o prefeito de Bom Jesus da Penha e toda administração pela grande festa em comemoração do aniversário da cidade.

INAUGURAÇÃO

O vereador Alex de Godoi Saborito relatou sua satisfação com a inauguração do consultório odontológico no PSF do bairro Rio Claro no dia 05 de março, sendo esse destinado através do deputado Dimas Fabiano, que também estaria presente na inauguração. O vereador convidou a todos para participar, pois esse consultório vai ajudar muito todos do bairro e bairros vizinhos.

PROJETOS APROVADOS

- projeto de Lei 004/2020 autorizando o Executivo a abrir crédito suplementar no orçamento vigente nos termos do Art. 40 e seguintes da Lei 4.320/64. O vereador Lucimar manifestou sua posição favorável ao projeto uma vez que visa custear pagamento no valor de dez mil reais mensal sendo que o mesmo já existe, sendo apenas para suplementar. O projeto foi aprovado por unanimidade.

- projeto de Lei 005/2020 autorizando o Executivo a alterar a carga horária e vencimento do professor de educação infantil previsto no Anexo III da Lei 1.878/2017 dispondo sobre alteração do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica Lei 1443/2009, Lei 1.857/2017 e Lei 1.858/2017. O assessor jurídico justificou que não emitiu parecer devido não ter tempo de analisar o projeto por ter chegado poucas horas antes, mas não vê irregularidade, cabendo aos vereadores a decisão, uma vez que o impacto financeiro está anexo ao projeto. O vereador Lucimar argumentou ser justo o projeto, pois as professoras já trabalham as trinta horas, mas não recebem pelas horas feitas. Com o projeto, a situação será legalizada e elas vão receber justamente, pois merecem. O vereador Zezé Cruz também manifestou sua posição favorável ao projeto das professoras, argumentando que as mesmas merecem, sendo mais do que justo. O vereador João Lourenço também manifestou sua posição favorável ao projeto uma vez que todas profissionais da educação merecem. O presidente Robertinho também manifestou sua satisfação, achando justo. Relatou ter conversado com o prefeito sobre o projeto sendo já havia tempo que elas estavam reivindicando essa correção, sendo merecedoras. O projeto foi aprovado por unanimidade.