Câmara municipal de Nova Resende MG A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Câmara em destaque


Em 13/06/2017 - Câmara em destaque

Pedidos ao Executivo e aniversário do deputado estadual Emidinho Madeira. Estes foram os principais temas debatidos pelos vereadores de Nova Resende na reunião do Legislativo no dia 13 de março.

 

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Através de indicação ao Executivo, os vereadores Alex de Godoi Saborito (PP) e Célio Ruela da Silva (PSB) solicitou a implantação de redutores de velocidade nas ruas dos Saboritos, Rua João Silva (imediações do Mercado Mamata) e Rua Delfim Moreira (próximo ao Mercado José Matias). Desta forma, contribuindo para a redução da velocidade praticada pelos motoristas que não respeitam a legislação.

Os mesmos vereadores ainda solicitaram a colocação de semáforo no cruzamento das Ruas Coronel Joaquim Firmino da Silva e José Bachião da Prata, especificamente aos fundos da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Com isso, atendendo inúmeros pedidos dos moradores das ruas mencionadas, como também dos motoristas que se deslocam habitualmente até a Cooxupé.

Através de indicação ao Executivo, o vereador Célio Ruela da Silva (PSB) solicitou a colocação de sinalização “mão única” na Rua 15 de Novembro, entre as Ruas Salomão Sales e Barão do Rio Branco. Isto porque os moradores reclamam da dificuldade de trânsito, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos da escola.

 

COBRANÇA À COPASA

Através de indicação ao Executivo, o vereador Alex de Godoi Saborito (PP) solicitou cobrança junto à Copasa, determinando que a empresa cumpra com as obrigações da execução da obra de rede de esgoto e faça os devidos reparos nas calçadas que foram danificadas para a colocação das caixas de coleta de esgoto. Também que a Copasa seja compelida a executar o serviço de manilhamento no Rio São João, até a Estação de Tratamento de Esgoto.

 

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais encaminhou ofício ao presidente da Câmara, José Rovilson de Oliveira (PSB – “Zezé Cruz”), solicitando a indicação de dois membros (efetivo e suplente) do Legislativo para compor o Conselho Fiscal do Instituto em substituição às Sras. Joconda Fátima da Silva Correa e Helena Olinda da Silva Pedro, que não mais compõe o Legislativo Municipal.  Desta forma, o presidente designou como novos membros do referido conselho, Cleide Imaculada de Oliveira Coelho (efetivo) e Lucimar Madeira Suplente).

 

AGRADECIMENTOS

A vereadora Cleide Imaculada de Oliveira Coelho (PT - “Cleide do PSF) agradeceu o Secretário Cássio (obras) pelo trabalho que está sendo executado na estrada do bairro rural Córrego das Pedras nesta semana, bem como os servidores do setor. Também destacou e valorizou o trabalho de asfaltamento que continuou nesta semana nas Ruas José Gomes de Avelar e Barão do Rio Branco.

Cleide ainda parabenizou o deputado estadual Emidinho Madeira pelo seu aniversário comemorado no domingo, 12. Até porque o parlamentar proporcionou um grande evento para a população do município e visitantes, inclusive beneficiando entidades como a APAE (estacionamento), Lar Vicente de Paulo, ASA, ASPAS e Casa da Criança. Parabenizou os voluntários de cada diretoria das entidades que desenvolvem um ótimo trabalho. Também agradeceu a presença do deputado e Secretário Odair Cunha que esteve no município prestigiando o deputado Emidinho e a cidade de Nova Resende. Na sequência, a vereadora parabenizou todas as mulheres que participaram das atividades da 1ª Semana da Mulher, que aconteceu com grande sucesso. Inclusive, com homenagem à Sra. Nica, uma mulher especial na sociedade local. Agradeceu a todos os funcionários do hospital, citando Enilda, Darlon (presidente da ASPAS), Anderson (Secretário de Saúde) e médicos. Dirigiu elogios a todos que atual no hospital, ambulatório, unidades do PSF e outras unidades da saúde do município. Por fim, agradeceu ao prefeito Celson e vice José Roberto por estarem sempre presentes nos eventos e em todas as necessidades da comunidade.

 

ESCLARECIMENTO

O vereador Lucimar Madeira (PSC) lembrou pedido feito por mães moradores do bairro Lavapés para que a prefeitura conservasse o período integral na creche, atendendo as crianças de 4 anos. O pedido foi apresentado na Câmara, sendo que o presidente Zezé Cruz esteve conversando com ao Sra. Lourdes e Executivo, que informou sobre a inviabilidade de atender o pedido neste ano. Isto devido às mudanças na legislação. E mesmo que fosse possível, o município não teria condições de prestar este serviço para todos. Lucimar ressaltou que todos os vereadores manifestaram apoio às mães, mas lamentou que a medida não será possível.

 

VISTORIA NO HOSPITAL

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) agradeceu ao Darlon, presidente da ASPAS, que “abriu as portas do hospital” nesta semana para que pudesse fazer uma vistoria, acompanhado pelo assessor jurídico (da ASPAS), Antônio Reis. Assim, teve a oportunidade de visitar todos os departamentos do hospital. E através da indicação e grande parceria com o deputado federal Renato Andrade, foi preenchido um cadastro no Ministério da Saúde solicitando a viabilização de equipamentos para o Hospital Santa Rita. Dentre os vários equipamentos, a solicitação maior é de um aparelho de Raio X Digital e um aparelho de ultrassonografia para a realização de exames e diagnóstico mais preciso aos pacientes do município.

Alex Saborito também parabenizou o deputado Emidinho Madeira pela passagem do seu aniversário e organização do evento comemorativo no dia 12 de março. Solicitou o envio de ofício de parabenização ao parlamentar.

 

EMIDINHO MADEIRA

O vereador Roberto Gabriel Barbosa (PT do B - “Robertinho da Serra”) também parabenizou Emidinho Madeira pelos 50 anos de idade, desejando que Deus ilumine a sua vida, dando-lhe muita saúde. Também iluminar a sua trajetória política, podendo gerar muitos benefícios para Nova Resende e outras cidades da região.

Robertinho ainda agradeceu a Associação Serra da Conquista pela atuação em apoio às entidades que trabalharam na festa do último domingo com o objetivo de arrecadar fundos. Segundo dele, mais de 50 pessoas trabalharam voluntariamente.

 

GRANDE EVENTO

O presidente José Rovilson de Oliveira (PSB – “Zezé Cruz”) foi outro que parabenizou o deputado Emidinho Madeira pelo aniversário e grande evento realizado. Destacou a presença de todos que compareceram, vereadores, deputado Odair Cunha e comunidade. Valorizou o evento que beneficiou diversas entidades assistenciais do município, destacando o clima de paz e organização.

 

APROVADO - GERALDO TADEU

Foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei autorizando o Executivo a proceder a abertura de crédito especial no orçamento vigente no valor R$ 303.166,76 para a reforma do Hospital Municipal Santa Rita. Mesmo sendo favorável, o vereador Lucimar Madeira questionou o termo “Municipal”, visto que a administração do hospital está a cargo da ASPAS. Também que o recurso foi enviado pelo ex-deputado Geraldo Tadeu. Lembrou que em 2014, participou de reunião com Geraldo Tadeu, acompanhando os três vereadores anteriores do PSC (Mariana, Marciel e Silvar), quando o pedido foi apresentado. O recurso foi então empenhado e liberado no ano passado. Assim, agradeceu o ex-deputado Geraldo Tadeu que atendeu o pedido e agora está beneficiando a comunidade local.