CÂMARA DE NOVA RESENDE EM DESTAQUE

Em 27/07/2018 - CÂMARA DE NOVA RESENDE EM DESTAQUE

Principais assuntos debatidos na reunião ordinária do dia 23 de julho

DOCUMENTOS DO IPREVIM
O Presidente do Instituto de Previdência do Município de Nova Resende-IPREVIM-NR, Pedro Henrique Lopes, em cumprimento ao disposto no artigo 113, da Lei Complementar Municipal nº 001/2013, encaminhou os documentos referentes ao primeiro semestre de 2018, para que os vereadores tomem conhecimento de todos os procedimentos do Instituto. Sendo os documentos: balanço orçamentário, balanço financeiro, demonstração das variações patrimoniais e balanço patrimonial. Em outro ofício, Pedro Henrique Lopes também informou que o valor do aporte financeiro a ser repassado ao IPREVIM-NR pela prefeitura referente ao mês de junho de 2018, corresponde ao valor de R$ 158.347,98.

FEIRÃO DA ACINOR
A Associação Comercial de Nova Resende encaminhou convite aos vereadores, extensivo à população em geral, para a cerimônia de abertura do VI Feirão do ACINOR, que será realizado dia 27 de julho de 2018, na Praça Santa Rita, às 20 horas.

AUMENTO AOS SERVIDORES
O vereador João Lourenço da Silva comentou sobre a reunião realizada no prédio da Câmara com alguns servidores municipais através do vereador Lucimar Madeira, quando foi debatido o aumento geral aos servidores. Contou que conversou com o prefeito José Roberto, sendo que o mesmo revelou que não tinha conhecimento da referida reunião e nem conversou com ele sobre aumento a servidores. O prefeito ainda disse que no momento não tem condições de conceder aumento aos servidores, uma vez que a folha de pagamento já está em (50%.1). João Lourenço considerou louvável a intenção do colega vereador Lucimar, reconhecendo que todos os servidores públicos municipais merecem aumento em seus vencimentos, sendo mais do que justo, onde todos os vereadores serão favoráveis.  Visto que o prefeito tem que analisar a situação orçamentária, observar a possibilidade da concessão de aumento e enviar para a câmara o projeto que será aprovado.  Argumentou ainda que todos os servidores estão com seus vencimentos em dia, bem como a cesta básica. Assim, é preciso aguardar o que o prefeito tem a dizer e a iniciativa deve partir dele.

O vereador Lucimar Madeira esclareceu que a reunião foi realizada com uma equipe de servidores e outra acontecerá nesta sexta-feira com alguns servidores dos setores. Revelou que está sendo estudada uma proposta de aumento aos servidores públicos (não abusiva) que será apresentada ao prefeito José Roberto para que seja analisada. Também relatou que convidou os vereadores para que participassem da reunião para que juntos fosse analisada e formalizada uma proposta. Assim, novamente convidou os vereadores para que participem da outra reunião na sexta-feira. Lucimar afirmou que está cumprindo o seu dever como vereador vendo o lado dos funcionários para que juntos seja possível conseguir alguma coisa.

PROJETOS APROVADOS
Na sequência, o presidente Zezé Cruz passou para Ordem do Dia e solicitou a leitura do projeto de Lei Complementar 003/2018 autorizando o Executivo a regulamentar o vencimento do cargo de assessor jurídico do Instituto de Previdência do município de Nova Resende – IPREVIM/NR. O vereador Lucimar Madeira justificou seu posicionamento contrário, como ocorreu na primeira votação, sendo que propôs uma emenda que foi rejeitada. Colocado em votação, o projeto foi aprovado com 7 votos favoráveis e 1 contrário, justamente do vereador Lucimar.
Também foi feita a leitura de dois projetos de Lei (029 e 030/2018 autorizando o Executivo a abrir crédito especial no orçamento vigente nos termos do artigo 40 e seguintes da Lei 4.320/64. O vereador Lucimar Madeira comentou que o projeto tem emenda parlamentar de vários deputados para o município, sendo fruto de trabalho de todos os vereadores. Em seguida, os projetos foram aprovados por unanimidade.