Audiência pública movimentou Legislativo de Nova Resende

Em 22/08/2017 - Audiência pública movimentou Legislativo de Nova Resende

Audiência pública para prestação de contas e encontro folclórico. Estes foram os principais assuntos debatidos pelos vereadores de Nova Resende na reunião ordinária do Legislativo ocorrida no dia 21 de agosto.

ESTRADAS E CORREIOS

Através de indicação ao Executivo, o vereador Alex de Godoi Saborito (PP) solicitou que a Secretária de Obras, através do setor de estradas de rodagem, proceda os reparos e cascalhamentos nas estradas vicinais do município dando prioridade nas estradas dos bairros Limas, Córrego das Pedras, Caninana, Britos, Caetés, Amaro e Casinhas. O pedido tem por objetivo manter as estradas transitáveis, antecipando o período da chuva que em muito prejudica os moradores da área rural.

Alex Saborito acrescentou que tem visitado os bairros da zona rural, reconhecendo que o trabalho está sendo intenso diariamente, mas também verifica que algumas regiões são atendidas poucas vezes durante o ano. Assim, reivindicou junto ao Secretário que o trabalho seja desenvolvido de forma igual em todos os bairros.

O vereador Geraldo Donizete Boa Sorte (PT) solicitou o envio de ofício ao Diretor Regional dos Correios em Minas Gerais solicitando que o mesmo tome as devidas providências no sentido de aumentar o número de servidores da agência de Nova Resende. E ainda implantar melhores condições de atendimento em face à grande demanda de serviço de postagem e bancária executado pela agência. Com isso, atendendo inúmeros pedidos dos moradores que utilizam os serviços da agência dos Correios local, onde os usuários ficam por horas na fila, em pé, sob sol e chuva, sem as mínimas condições de conforto e segurança. Salientou ainda que através de levantamento foi verificado que o número de servidores da agência é mínimo, tendo somente um servidor no balcão para atendimento, enquanto outros ficam na realização das demais atividades. O vereador encaminhou, em anexo, fotografia da situação atual da agência.

ENCONTRO DO FOLCLORE

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) agradeceu ao Secretário de Obras, ex-vereador José Geraldo de Paula (“Zé do João Chico”), que sempre tem atendido os seus pedidos na execução de serviços. Salientou que o tratamento está sendo igual para todos os bairros da cidade. Também valorizou o trabalho e empenho dos servidores Ângelo e Vanderlei que prestam grandes serviços em prol do município.

Alex Saborito ainda destacou o grande Encontro do Folclore que aconteceu no último final de semana através do apoio de toda comunidade e Secretaria de Cultura, considerando que a Secretária Cláudia está realizando um grande trabalho neste setor. Também destacou e valorizou o trabalho do ex-vereador João dos Reis (“João Cirineu”). O evento contou com a participação de mais de vinte grupos folclóricos. O vereador parabenizou o Grupo Folclórico do Distrito de Petúnia, do Sr. Vitor Rodrigues do bairro Sampaio e o grupo de Pastorinhas da cidade de Guaxupé. Parabenizou a Congada do Sr. João Cirineu pela belíssima apresentação. No final, anunciou que o encontro tem continuidade neste final de semana, com a participação de mais vinte grupos folclóricos da região.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A vereadora Cleide Imaculada de Oliveira Coelho (PT – “Cleide do PSF) comentou a respeito da Audiência Pública para planejamento da prestação de contas referente ao plano de governo, da qual participou na última segunda-feira. Na ocasião, todos os secretários mostram as atividades realizadas no primeiro semestre e apresentaram projetos que ainda serão desenvolvidos nos próximos anos. Cleide afirmou que, mesmo diante da difícil situação enfrentada pelas prefeituras de uma forma geral, o município de Nova Resende vem conseguindo manter as contas em dia, pagando os funcionários e fornecedores, bem como continua investindo no atendimento das necessidades primordiais como educação e saúde. Durante a audiência foram esclarecidas dúvidas e apresentadas ideias, comprovando uma administração transparente. Em seguida, a vereadora parabenizou os alunos e professores pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática. Os alunos de Nova Resende receberam medalhas de bronze pela atuação no dia 15 de agosto, na cidade de Poços de Caldas. Destacou ainda a 26ª Festa do Folclore no dia 20 de agosto, evento organizado pela Associação de Congos São Benedito de Nova Resende, com o apoio da Secretaria de Cultura, prefeitura e Câmara. O evento contou com a presença de grupos de toda a região. Cleide valorizou o trabalho do Sr. João Cirineu como coordenador do folclore. O evento tem continuidade neste domingo, 27 de agosto. A vereadora ainda lembrou a Feira de Lingerie de Nova Resende de 7 a 10 de setembro. No final, comentou a cobrança do IPTU, verificando que menos de 20% da população pagou o imposto, prejudicando os investimentos no município.

TERRENOS PARA AS IGREJAS

Foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei do Executivo autorizando a alienação de imóveis pertencentes ao município. O vereador Lucimar Madeira (PSC) comentou que o projeto é o mesmo votado há alguns meses autorizando a alienação para as igrejas. Na verdade, o projeto foi encaminhado ao Legislativo pela terceira vez. Na primeira vez, segundo o vereador, para fazer a concessão. O segundo projeto foi encaminhado com falhas. E agora com uma ratificação do projeto. Lamentou o fato do então prefeito Ronei ter prometido um terreno para a Igreja Católica com 800 metros quadrados, sendo que agora voltou para 248 metros quadrados, sendo que a igreja ainda vai ter que pagar. Não consegue entender como o então prefeito, contando com assessoria jurídica, fez a doação de terrenos para as igrejas. Até porque todos sabem que prefeitura não pode doar terrenos para igrejas. “Espero que esta alienação seja num valor que não prejudique ninguém, muito menos as igrejas que fazem um serviço de instrução também social no município”, disse.